Dia 1
Faremos um passeio inesquecível pela fazenda onde caminharemos pela plantação de cacau orgânico. Conheceremos a história do cacau, colheita, secagem, fermentação e degustaremos esse fruto tão especial. Acompanharemos a produção artesanal de blanc de cacau feito a partir do mel da fruta: um sabor irresistível como você nunca viu igual. Faremos um passeio por Ilheus visitando Catedral São Sebastião, Sorveteria Ponto Chic, Teatro Municipal de Ilhéus, Casa Jorge Amado, Quarteirão Jorge Amado, Igreja de São Jorge, Casa Coronel Misael Tavares, Palácio Paranagua e Mercado de Artesanato. Também veremos o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em restaurante e espaço cultural.
Dia 2
Visita à fazenda produtora de cacau dos chocolates Mendoá. Nesta fazenda, pratica-se o cultivo tradicional no sistema Cabruca, que consiste na implantação da cultura do cacau sob a proteção das árvores da Mata Atlântica. Os Chocolates são feitos a partir de amêndoas de cacau selecionadas e com o uso de tecnologia de vanguarda. Todas as etapas acontecem na fazenda, do cultivo do cacau até a embalagem para a sua apreciação. Seguimos para uma fazenda histórica com uma das mais tradicionais construções coloniais da região. A fazenda é produtora de cacau e oferece um cenário com barcaças de secagem das sementes, capela e o Rio Almada, que passa em toda a extensão da propriedade. A casa sede é em estilo colonial e abriga um museu com objetos que pertenceram ao intendente de Ilhéus, coronel Domingos Adami. A pós, teremos um almoço típico dos coronéis elaborado por cozinheiras nativas e servido nas varandas da sede de uma centenária fazenda situada às margens do Rio Almada.
Dia 3
Neste dia visitaremos a CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola. Visitar a CEPLAC é ter uma aula não somente sobre o cacau, mas também sobre seu mais famoso derivado, o chocolate. Conheceremos todo o processo de fabricação do chocolate e ainda poderemos degusta-lo! Após, vamos para uma fazenda produtora de cacau orgânico do chocolate Modaka Cacau Gourmet. Com diversas nascentes e mais de quatro mil árvores nativas e exóticas, que convivem com o as plantações de cacau no tradicional sistema de produção cabruca, a fazenda é um verdadeiro santuário ecológico e abriga um rico patrimônio ambiental. Visita inclui almoço e passeio para presenciar o processo do cacau até sua forma final, o chocolate.
Dia 4
Neste dia iremos em direção à Itacaré para visitar uma fazenda de cacau voltada ao turismo ecológico. Este paraíso tropical localiza-se dentro da APA de Itacaré – Serra Grande (Área de Proteção Ambiental). O objetivo é a preservação do patrimônio natural e cultural da região de forma sustentável, através de um Turismo ecológico que provoque o mínimo impacto ambiental. Passeio inclui delicioso almoço vegetariano na fazenda. Após almoço seguimos até Taboquinhas para visitar uma fazenda que possui uma fábrica de chocolate artesanal. A fazenda se situa nas margens do Rio de Contas e é cercada por jardins decorativos e piscinas naturais de pedras. Faremos um passeio pela plantação de cacau, barcaças, fábrica de chocolate, casa sede e jardins da fazenda.