Passeios

Serra Grande

Serra Grande fica localizada entre o mar e o verde da Mata Atlântica que acompanha todo o litoral sul da Bahia. A principal rota para chegar à Serra Grande é um imenso corredor verde, a estrada parque 001. Chegando na cidade, do mirante, se tem um visual fantástico, dá para ver as praias de Pé de Serra e Sargi e o litoral norte de Ilhéus. Cercada pelo Parque Estadual Serra do Conduru, várias instituições de Serra Grande trabalham em prol da preservação da Mata Atlântica e do desenvolvimento social junto ao turismo sustentável. Em uma área composta por imensos coqueirais, cachoeiras e extensas praias de águas mornas, praticamente desertas, a pequena vila vai além do mirante deslumbrante. A vida comunitária de Serra Grande, é fomentada através de apresentações de diversos grupos culturais e pelo incentivo à produção artesanal local. A vila é cercada por propriedades onde pequenos produtores exercem a agricultura orgânica, desenvolvendo o conceito “farm to table”. A pequena e charmosa vila atrai pessoas de todo mundo. A praça, principal local de encontro da vila, é um convite para o bate-papo de fim de tarde acompanhado de um açaí e uma boa tapioca.

MIRANTE E CACHOEIRA

Localizado no km36 da estrada-parque Ilhéus – Itacaré, iniciamos o passeio por Serra Grande, vila típica, com praia e suas pequenas casas coloridas em volta. Passamos por praias praticamente intocadas e um mar azul de águas transparentes. O povoado fica a 300m do nível do mar, de onde se avista 35km de faixa litorânea. Seguimos para um Off-road dentro da mata, onde pássaros e animais selvagens podem ser observados até a chegada a Cachoeira da Mata. Para finalizar, um banho revitalizante em um santuário de silêncio.

FAZENDA JUERANA

Este paraíso tropical localiza-se na Rod. Ilhéus-Itacaré Km 37 a 1 km do vilarejo de Serra Grande, dentro da APA de Itacaré – Serra Grande (Área de Proteção Ambiental), onde estão alguns dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, região conhecida pela produção de Cacau. O objetivo é a preservação do patrimônio natural e cultural da região de forma sustentável, através de um Turismo ecológico que provoque o mínimo impacto ambiental e o máximo de bem estar aos indivíduos que aqui habitem ou que por aqui passem. A Fazenda é produtora de Cacau orgânico certificado pelo IBD através da Cooperativa CABRUCA, assim como de outras frutas, hortaliças e Seringa. Isto permite uma vivência integrada e aprendizado das atividades desenvolvidas no dia a dia da propriedade. O local possui uma pequena pousada com 6 apartamentos, permitindo acomodação para 15 pessoas. Tudo foi confeccionado com matéria prima 100% natural, valorizando a simplicidade e o bonito artesanato local. Opcional: Delicioso almoço vegetariano.

MATA ATLÂNTICA E SÍTIO VISTA DO MAR

Passeio de carro ou bike pela estrada de chão do parque do Parque Estadual Serra do Conduru. O nome do Parque é uma homenagem ao Conduru – (Brosimum Rubescens) – árvore de madeira nobre e muito valorizada que é encontrada nas florestas Ombrófila do Sul da Bahia. Suas belas paisagens, a rica biodiversidade da fauna e flora, os riachos e cachoeiras de águas cristalinas, fazem do PESC um símbolo da conservação ambiental para toda a região. Este riquíssimo patrimônio natural confere ao parque importância estratégica para o desenvolvimento da atividade turística na região, principalmente aquelas ligadas ao turismo de natureza.
Após o passeio pelas trilhas, chegamos ao sítio Vista do Mar. O sítio é produtor de frutas orgânicas como cacau, goiaba, limão, coco e cupuaçu. Delicioso almoço com uma bela vista para o mar!

FLORESTA VIVA

O Instituto Floresta Viva foi criado em 2003, a partir de um programa do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB), com base em uma pioneira tecnologia socioambiental que promoveu o desenvolvimento local através do ecoturismo, agroecologia e implementação de áreas protegidas no Sul da Bahia. Os trabalhos envolvem a conservação/restauração da natureza e o desenvolvimento sustentável local, como a produção de mudas e sementes das espécies nativas. O IFV prioriza resultados diretos na APA de Itacaré/Serra Grande, expandindo e trocando experiências com instituições no Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia, alcançando uma dimensão microrregional no domínio da Mata Atlântica Brasileira. A visita é guiada com um especialista em florestas e o local está localizado à 40 minutos de Ilhéus.

OUTROS PASSEIOS

· Fazenda Caranha · Turismo CO2 Legal (Mecenas da Vida) · Gastronomia na vila · Sarau Serra Viva · Capoeira no Barracão D’Angola · Parque Estadual da Serra do Conduru · Voo livre de parapente · Praia do pé de Serra

Scroll to Top
Falar com a Orbita
Orbita Expedições
Olá! Como podemos te ajudar?